quinta-feira, 26 de abril de 2012

ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO DO NOTURNO

Pessoal dos Primeiros Anos do Noturno ( Todas as turmas).
Leiam o texto com muita atenção!

COMO APROVEITAR O TEMPO EM REUNIÕES DE GRUPO

Difunde-se cada vez a prática salutar do estudo em grupo nas escolas.  Saibam os alunos que o estudo em grupo é proveitoso sob todos os aspectos, quando seus componentes assumem sua parcela de responsabilidade e se dispõem a trabalhar, contribuir e participar ativamente. Todos devem trabalhar, não só estes ou aqueles, porque são julgados mais capazes ou menos ocupados.

Logo no início do trabalho a classe deve distribuir-se em grupos e é aconselhável que cada grupo escolha um coordenador. Este fica incumbido de entrar em contato com o professor quando for conveniente, tratar dos interesses do seu grupo, coordenar as reuniões, organizar e distribuir funções, anotar e cobrar a participação de cada integrante do grupo.

A primeira exigência para que um grupo funcione e atinja em suas reuniões os objetivos previstos consiste exatamente na organização prévia do grupo, que deve reunir alunos que tenham facilidade de se comunicar e de se encontrar ( presencial e virtualmente).

Para que as reuniões tenham um rendimento satisfatório deve-se:

·         Ao receber o tema para trabalho, o grupo deve reunir-se o mais rapidamente possível para programar as reuniões e as tarefas a serem desenvolvidas e distribuídas;

·         Cada participante deve procurar (pesquisar) sobre o tema e fazer uma leitura prévia de tudo que encontrar para debater no próximo encontro que deverá ser agendado pelo coordenador do grupo;

·         Sempre que se tratar de pesquisa bibliográfica os integrantes devem anotar as fontes (livros, sites, revistas,etc) para poderem mostrar aos demais integrantes do grupo. A leitura prévia do material é indispensável para o bom andamento do trabalho;

·         O coordenador é quem organiza a socialização dos materiais;

·         Não se devem alongar debates antes de ter clareza sobre os temas pesquisados ( opiniões pessoais, por exemplo devem ser as últimas a serem analisadas);

·         Os tópicos que o grupo vai levantando devem ser anotados para depois ser feita uma redação sobre o que foi pesquisado;

·         Nenhum encontro de grupo funciona se seus componentes não providenciarem o que foi combinado ou não comparecerem.  A experiência tem mostrado  que os estudos em grupos são de extrema eficiência quando todos participam de forma satisfatória.

RUIZ, João Álvaro. Guia para eficiência nos estudos.Atlas,1995.

Agora, vocês já sabem como fazer para que os trabalhos em grupo realmente funcionem. 
Então...vamos trabalhar (em grupo).

 TAREFA 04:
1.     Forme grupos com (no máximo) 4 integrantes.
2.     Defina coordenador, redator, etc.
3.     Discutam os aspectos positivos e negativos sobre o uso de Rede Sociais,usando os vídeos como base e os seguintes artigos:


4.     O redator do grupo envia os posicionamentos do grupo (arquivo de texto) ao e-mail da professora. Não esquecer de colocar nomes e turma de todos integrantes. O texto deverá ter no mínino 20 linhas.

5.     Produzir um vídeo de, no máximo, 2 minutos (estilo dos vídeos assistidos) sobre o uso de rede social. (pode ser no celular,mas não esquecer de trazer o cabo do mesmo para próxima aula).

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Acompanhem os projetos das turmas ...

Algumas turmas do Ensino Médio Politécnico estão registrando seus trabalhos em sites específicos, blogs e wikis.
Abaixo relacionamos alguns dos wikis criados pelas turmas para registrarem suas pesquisa e sua caminhada.

  • 1º Ano do Curso Normal
    • Dicção e Oratória, Estruturas Familiares, Gravidez na Adolescência, Perigos na Internet, Prevenção às Drogas, Rádio Conexão Castelo, Relação Pais e Escola, Sala de Recursos, Separação do Lixo e Sustentabilidade.
  • Turma 101 EM Manhã
    • Desigualdade Social, Doenças Sexualmente Transmitidas, Drogas, Jiu-Jitsu,  Moda, Música e O Jovem no Mercado de Trabalho e Preconceito. 
  • Turma 102 EM Manhã 
    • As Novas Tecnologias nas Escolas, Bullying, Vandalismo e Violência.
  • Turma 103 EM Manhã
    • Influência das doutrinas religiosas, Preconceito racial - o negro e Bulliyng.
  • Turma 104 EM Manhã
    • Trabalho piloto sobre "A origem do universo". Motores de Carros e Música.
  • Turma 105 EM Manhã
    • Aborto, Adoção de Cães, Menoridade Penal e Responsabilidade Penal, Prostituição Infantil, Redes Sociais, Tatuagem e Tecnologias na Educação.
  • Turma 106 EM Manhã
    • Lixo Eletrônico, Pessoas com Necessidades Especiais, Radioatividade no Cotidiano e Resíduos Sólidos.
  • Turma 107 EM Manhã
    • Deus, Fotografia, Individualismo, Música e Redes Sociais.
  • Turma 108 EM Manhã
    • Evasão Escolar, Futebol como Profissão, Inclusão Social, Lixo Eletrônico e Redes Sociais.
  • Turma 109 EM Tarde
    • Adoção por Casais Homossexuais, Estrutura Familiar e Prostituição Infantil.
  • Turma 110 EM Tarde
    • Acessibilidade de Deficientes, Adolescente no Mercado de Trabalho,  Bullying, Copa do Mundo e Preconceito Racial.
  • Tutma 111 EM Tarde    
    • Deficiência Visual, Desastres Naturais, Sexualidade e Violência Física nas Escolas. 
  • Turma 112 
    • Temas sendo definidos.
  • Turma 113 EM Tarde    
    • Lei Seca, Primeiro Emprego, Rádio, Sexualidade na Adolescência e Trânsito. 
  • Turma 114 EM Noturno
    • Tatuagens, Festas, Doação de órgãos, Auto-estima, Transporte, Adoção de crianças. 
  • Turma 115 EM Noturno
    • Tatuagens, Leite, Trânsito e Aborto     
  • Turma 116 EM Noturno
    • Maioridade aos 16 anos, Sentimentos na Adolescência, Maus tratos aos animais, Piercing, Lixo e Jóias
  • Turma 117 EM Noturno
    • Ex-detentos, Internet, Atletismo, Dislexia, Gays e Tecnologia. 
Acompanhem os trabalhos destas turmas e deixe seu recado nos links megafone ou cafezinho.