quinta-feira, 5 de abril de 2012

Ensino Médio Politécnico do Noturno

Pessoal das turmas 114, 115, 116 e 117.
O prazo para tarefa 02 será até o dia 22/4. Quem ainda não enviou a tarefa deverá fazer até este dia.
Não esqueçam! Esta tarefa deve ser enviada ao e-mail da professora.
Tarefa 03 - Tempo para estudar
Leia, atentamente, o texto abaixo e relacione com nosso atual TEMA de trabalho: Nossos tempos.

TEMPO PARA ESTUDAR
O progresso é, em grande parte, uma luta contra os ponteiros do relógio. Pergunte-se ao empresário e ao industrial quanto vale o tempo,isto é, quanto vale o bom aproveitamento do tempo como fator de produção,custo e comercialização de produtos.
O primeiro passo para quem quer estudar consiste em reorganizar a vida de maneira a abrir espaços para o estudo e planejar o melhor aproveitamento possível de seu tempo.
Há quem imagine que possa estudar sem dispor de tempo para estudar e chega-se a imaginar que a apresentação documentada de sua total falta de tempo seja motivo nobre suficiente para dispensa das aulas, dos trabalhos,dos estudos, afinal da obrigação de fazer o curso. Como pretende estudar quem não pode estudar? É um ser curioso o aluno que pretende conciliar o estudo com a impossibilidade de estudar.
Ninguém desconhece o sacrifício da quase totalidade de nossos alunos, que vão para suas escolas após uma jornada de oito horas ou mais de trabalho profissional. Se isso é louvável, não o exime, por outro lado, do compromisso de estudar e, portanto, de descobrir tempo para estudar. Se procurarmos o tempo aparece. E lembremo-nos de que meia hora por dia representa três horas e meia por semana, quinze horas por mês e cento e oitenta horas por ano. E quem não conseguiria descobrir um ou mais espaços de meia hora em sua jornada? Ou quem não conseguiria fazer aparecerem esses espaços, se o quisesse realmente? Quem quer descobre tempo,cria tempo, especialmente nós,brasileiros, que somos, por assim dizer, capazes do impossível.

O GRANDE TEMPO DE TODO ESTUDANTE

O grande tempo de todo estudante são as aulas.
O aluno que,após um dia de trabalho, ao invés de ir para sua casa, toma o rumo da escola, às vezes, mesmo sem tempo para uma refeição, e, contrariamente a tudo o que poderia supor, não aproveita as aulas, é um incoerente.
Há quem se iluda imaginando que aproveitaria melhor seu tempo ficando a estudar em casa ao invés de ir às aulas. Mas, tomando-se o curso como um todo, pensar que se aproveita mais ficando em casa, sem orientação, sem  a ajuda que as aulas prestam no complexo fenômeno da aprendizagem é uma grande ilusão. Fosse isso verdade, seria mais econômico aos cofres públicos oferecer outra maneira para cada um se organizar como quisesse do que manter a gigantesca rede oficial de ensino.
COMO APROVEITAR O TEMPO DAS AULAS
Na quase generalidade dos casos, acreditamos que o tempo que o aluno passa nas aulas constitua a maior parte do tempo que dedica aos estudos. E não se justifica o esforço de encontrar ou fazer aparecer pequenos espaços para os estudos dentro da jornada de trabalho, se não se procurar aproveitar ao máximo o tempo que se passa em sala de aula. Aliás, ninguém compreenderia o aluno empenhado nos estudos fora da sala de aula, surdo aos convites da televisão, internet e dos amigos.
O aluno que não aproveita o tempo das aulas com empenho já está julgado: não leva a sério sua vida de estudos.
Em primeiro lugar, para aproveitar o tempo das aulas, é preciso frequenta-las.  E, é muito importante, que se esteja em sala de aula desde o início das aulas. Quando não houver outra opção, seja discreto e sente-se logo, sem chamar muito a atenção.
Não basta ir às aulas e chegar no início. É preciso levar consigo material adequado ao trabalho do dia. É preciso ter o material solicitado pelo professor para o bom desenvolvimento e aproveitamento da aula.
É muito importante guardar silêncio exterior para não distrair os outros e silêncio interior para não distrair a si próprio. O silêncio interior permite concentração profunda e menos cansativa. O silêncio exterior cria o clima necessário ao bom rendimento da aula.
É muito importante não levar dúvidas ou pontos obscuros para casa, debata-os até seu razoável e desejável esclarecimento.
Devemos ainda lembrar que todos, professores e alunos, devem empenhar-se no sentido de manter um clima cordial de relacionamento. O trabalho em sala de aula é cansativo para os dois lado e é fundamental manter a cordialidade.
RUIZ, João Álvaro. Guia para eficiência nos estudos.Atlas,1995.

TAREFA 03:

1.     Você já tinha tentado “organizar” seus horários de vida criando espaços para os estudos? Justifique.
2.     Qual seu posicionamento a respeito do 3º parágrafo do texto TEMPO PARA ESTUDAR?
3.     Você concorda com “...se procurarmos o tempo aparece...”. Argumente.
4.     Como você “aproveita” o tempo das aulas? Poderia fazer alguma mudança? Qual (quais)?
5.     Em relação aos materiais para as aulas. Como você se organiza? E quanto ao silêncio (interior e exterior)? Qual sua postura. Justifique.
6.     Explique o “valor” do seu tempo(lembre dos vídeos que assistiu). O que você está fazendo com seu tempo? O que acha que poderia modificar? Comente.
OBS: Tarefa entregue direto para professora no dia 19/4.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Sugestão de Wikispaces

Colegas, elaboramos dois espaços de wikis para auxiliar na discussão e no trabalho com a construção dos projetos nos seminários integrados.
A wikispaces da turma do 1N1 do Curso Normal é de visualização pública mas de edição permitida apenas para os membros. Já a wikispaces do EM Politécnico é de visualização e edição apenas permitida aos usuários membros, portanto, você coordenador(a) professor do Castelinho que se interessar em conhecer os trabalhos que estão sendo desenvolvidos junto às turmas dos primeiros anos do Ensino Médio, manhã, tarde e noite, deve solicitar sua inscrição a um dos seguintes e-mail - portal@castelinholajeado.com.br, empolitecnico@castelinholajeado.com.br ou gunterwust@gmail.com.
Aguardamos seu contato e sua visita.
Bom trabalho e Feliz Páscoa a todas e todos nós!

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Projetos

Abaixo, colocamos para conhecimento e apreciação de todos e todas, alguns projetos.
O projeto de  Separação de Resíduos Sólidos - Uma questão de consciência e comprometimento de todos com a preservação do Meio Ambiente, foi um projeto iniciado aqui no Castelinho no ano de 2003.
O projeto apresenta elementos necessários para a montagem de um projeto de pesquisa, confiram.
 -  Apresentação do Projeto
 -  Projeto - Programa de Separação de Resíduos sólidos

Da mesma forma, apresentamos abaixo, um link de um texto sobre "Interdisciplinaridade". O artigo apresenta uma conceituação, a concretização do trabalho e elementos para a elaboração de uma Pedagogia de Projetos.
Também vale a pena conferir.

 -  Interdisciplinaridade