Pessoal das turmas 114, 115, 116 e 117.
O prazo para tarefa 02 será até o dia 22/4. Quem ainda não enviou a tarefa deverá fazer até este dia.
Não esqueçam! Esta tarefa deve ser enviada ao e-mail da professora.
Tarefa 03 - Tempo para estudar
Leia, atentamente, o texto abaixo e relacione com nosso atual TEMA de trabalho: Nossos tempos.
TEMPO PARA ESTUDA
O
progresso é, em grande parte, uma luta contra os ponteiros do relógio.
Pergunte-se ao empresário e ao industrial quanto vale o tempo,isto é, quanto
vale o bom aproveitamento do tempo como fator de produção,custo e
comercialização de produtos.
O
primeiro passo para quem quer estudar consiste em reorganizar a vida de maneira
a abrir espaços para o estudo e planejar o melhor aproveitamento possível de
seu tempo.
Há
quem imagine que possa estudar sem dispor de tempo para estudar e chega-se a
imaginar que a apresentação documentada de sua total falta de tempo seja motivo
nobre suficiente para dispensa das aulas, dos trabalhos,dos estudos, afinal da
obrigação de fazer o curso. Como pretende estudar quem não pode estudar? É um
ser curioso o aluno que pretende conciliar o estudo com a impossibilidade de
estudar.
Ninguém
desconhece o sacrifício da quase totalidade de nossos alunos, que vão para suas
escolas após uma jornada de oito horas ou mais de trabalho profissional. Se
isso é louvável, não o exime, por outro lado, do compromisso de estudar e,
portanto, de descobrir tempo para estudar. Se procurarmos o tempo aparece. E
lembremo-nos de que meia hora por dia representa três horas e meia por semana,
quinze horas por mês e cento e oitenta horas por ano. E quem não conseguiria
descobrir um ou mais espaços de meia hora em sua jornada? Ou quem não
conseguiria fazer aparecerem esses espaços, se o quisesse realmente? Quem quer
descobre tempo,cria tempo, especialmente nós,brasileiros, que somos, por assim
dizer, capazes do impossível.
O GRANDE TEMPO DE TODO
ESTUDANTE
O
grande tempo de todo estudante são as aulas.
O
aluno que,após um dia de trabalho, ao invés de ir para sua casa, toma o rumo da
escola, às vezes, mesmo sem tempo para uma refeição, e, contrariamente a tudo o
que poderia supor, não aproveita as aulas, é um incoerente.
Há
quem se iluda imaginando que aproveitaria melhor seu tempo ficando a estudar em
casa ao invés de ir às aulas. Mas, tomando-se o curso como um todo, pensar que
se aproveita mais ficando em casa, sem orientação, sem a ajuda que as aulas prestam no complexo
fenômeno da aprendizagem é uma grande ilusão. Fosse isso verdade, seria mais
econômico aos cofres públicos oferecer outra maneira para cada um se organizar
como quisesse do que manter a gigantesca rede oficial de ensino.
COMO
APROVEITAR O TEMPO DAS AULAS
Na
quase generalidade dos casos, acreditamos que o tempo que o aluno passa nas
aulas constitua a maior parte do tempo que dedica aos estudos. E não se
justifica o esforço de encontrar ou fazer aparecer pequenos espaços para os
estudos dentro da jornada de trabalho, se não se procurar aproveitar ao máximo
o tempo que se passa em sala de aula. Aliás, ninguém compreenderia o aluno
empenhado nos estudos fora da sala de aula, surdo aos convites da televisão,
internet e dos amigos.
O
aluno que não aproveita o tempo das aulas com empenho já está julgado: não leva
a sério sua vida de estudos.
Em
primeiro lugar, para aproveitar o tempo das aulas, é preciso
frequenta-las. E, é muito importante,
que se esteja em sala de aula desde o início das aulas. Quando não houver outra
opção, seja discreto e sente-se logo, sem chamar muito a atenção.
Não
basta ir às aulas e chegar no início. É preciso levar consigo material adequado
ao trabalho do dia. É preciso ter o material solicitado pelo professor para o
bom desenvolvimento e aproveitamento da aula.
É
muito importante guardar silêncio exterior para não distrair os outros e
silêncio interior para não distrair a si próprio. O silêncio interior permite
concentração profunda e menos cansativa. O silêncio exterior cria o clima
necessário ao bom rendimento da aula.
É
muito importante não levar dúvidas ou pontos obscuros para casa, debata-os até
seu razoável e desejável esclarecimento.
Devemos
ainda lembrar que todos, professores e alunos, devem empenhar-se no sentido de
manter um clima cordial de relacionamento. O trabalho em sala de aula é
cansativo para os dois lado e é fundamental manter a cordialidade.
RUIZ, João Álvaro. Guia
para eficiência nos estudos.Atlas,1995.
TAREFA
03:
1.
Você
já tinha tentado “organizar” seus horários de vida criando espaços para os
estudos? Justifique.
2.
Qual
seu posicionamento a respeito do 3º parágrafo do texto TEMPO PARA ESTUDAR?
3.
Você
concorda com “...se procurarmos o tempo aparece...”. Argumente.
4.
Como
você “aproveita” o tempo das aulas? Poderia fazer alguma mudança? Qual (quais)?
5.
Em
relação aos materiais para as aulas. Como você se organiza? E quanto ao
silêncio (interior e exterior)? Qual sua postura. Justifique.
6.
Explique
o “valor” do seu tempo(lembre dos vídeos que assistiu). O que você está fazendo
com seu tempo? O que acha que poderia modificar? Comente.
OBS: Tarefa entregue direto para professora no dia 19/4.