quinta-feira, 26 de abril de 2012

ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO DO NOTURNO

Pessoal dos Primeiros Anos do Noturno ( Todas as turmas).
Leiam o texto com muita atenção!

COMO APROVEITAR O TEMPO EM REUNIÕES DE GRUPO

Difunde-se cada vez a prática salutar do estudo em grupo nas escolas.  Saibam os alunos que o estudo em grupo é proveitoso sob todos os aspectos, quando seus componentes assumem sua parcela de responsabilidade e se dispõem a trabalhar, contribuir e participar ativamente. Todos devem trabalhar, não só estes ou aqueles, porque são julgados mais capazes ou menos ocupados.

Logo no início do trabalho a classe deve distribuir-se em grupos e é aconselhável que cada grupo escolha um coordenador. Este fica incumbido de entrar em contato com o professor quando for conveniente, tratar dos interesses do seu grupo, coordenar as reuniões, organizar e distribuir funções, anotar e cobrar a participação de cada integrante do grupo.

A primeira exigência para que um grupo funcione e atinja em suas reuniões os objetivos previstos consiste exatamente na organização prévia do grupo, que deve reunir alunos que tenham facilidade de se comunicar e de se encontrar ( presencial e virtualmente).

Para que as reuniões tenham um rendimento satisfatório deve-se:

·         Ao receber o tema para trabalho, o grupo deve reunir-se o mais rapidamente possível para programar as reuniões e as tarefas a serem desenvolvidas e distribuídas;

·         Cada participante deve procurar (pesquisar) sobre o tema e fazer uma leitura prévia de tudo que encontrar para debater no próximo encontro que deverá ser agendado pelo coordenador do grupo;

·         Sempre que se tratar de pesquisa bibliográfica os integrantes devem anotar as fontes (livros, sites, revistas,etc) para poderem mostrar aos demais integrantes do grupo. A leitura prévia do material é indispensável para o bom andamento do trabalho;

·         O coordenador é quem organiza a socialização dos materiais;

·         Não se devem alongar debates antes de ter clareza sobre os temas pesquisados ( opiniões pessoais, por exemplo devem ser as últimas a serem analisadas);

·         Os tópicos que o grupo vai levantando devem ser anotados para depois ser feita uma redação sobre o que foi pesquisado;

·         Nenhum encontro de grupo funciona se seus componentes não providenciarem o que foi combinado ou não comparecerem.  A experiência tem mostrado  que os estudos em grupos são de extrema eficiência quando todos participam de forma satisfatória.

RUIZ, João Álvaro. Guia para eficiência nos estudos.Atlas,1995.

Agora, vocês já sabem como fazer para que os trabalhos em grupo realmente funcionem. 
Então...vamos trabalhar (em grupo).

 TAREFA 04:
1.     Forme grupos com (no máximo) 4 integrantes.
2.     Defina coordenador, redator, etc.
3.     Discutam os aspectos positivos e negativos sobre o uso de Rede Sociais,usando os vídeos como base e os seguintes artigos:


4.     O redator do grupo envia os posicionamentos do grupo (arquivo de texto) ao e-mail da professora. Não esquecer de colocar nomes e turma de todos integrantes. O texto deverá ter no mínino 20 linhas.

5.     Produzir um vídeo de, no máximo, 2 minutos (estilo dos vídeos assistidos) sobre o uso de rede social. (pode ser no celular,mas não esquecer de trazer o cabo do mesmo para próxima aula).

Nenhum comentário:

Postar um comentário