EMP2012


Colegas !


Este espaço tem a finalidade de auxiliar e servir como meio de socialização e compartilhamento de nossas construções, descontruções e reconstruções nos seminários integrados em curso com os primeiros anos do ensino médio.
, gostaríamos de reforçar:
- Continuar com o trabalho de sensibilização junto aos(às) estudantes e educadores(as), com discussões e dinâmicas com o objetivo de levantar dados sobre os interesses das turmas, sobre as diferentes situações-problema de nosso contexto;
- Divulgar este trabalho com a utilização de cartazes, faixas, meios de comunicação, blogs etc. (registrar este processo com fotos, depoimentos ...) Dar visibilidade e corpo ao trabalho que a escola, seus educadores(as) e estudantes estão desenvolvendo.
- Ter clareza de que, TODO projeto oriundo dos seminários integrados deverá contemplar o eixo da escola: ESCOLA - TRABALHO - INSERÇÃO SOCIAL;
- A partir da sensibilização, das discussões, da divulgação partir para a definição dos grupos de trabalho nas turmas e dos temas – turmas e coordenadores.
Para a realização desse trabalho necessitamos:
  • Reuniões e encontros semanais (no mínimo 30 minutos por reunião semanal para trocas entre o grupo);
  • Momentos de formação para os(as) educadores quanto à Orientação dos Projetos;
  • Necessária e urgente integração entre as áreas do conhecimento e dos(as) educadores(as) da série para viabilizar o trabalho interdisciplinar.
  • Prioridade para o uso do Laboratório de Informática Educativa.


Turmas, Coordenadores de Turno e de turma

Elaboração de Projetos de Pesquisa

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Nos aventuramos a colocar abaixo, sugestões e orientações a cerca de pesquisa e formulação de projetos.


O que é um projeto?

Fazer um projeto é lançar ideias para a frente, é prever as etapas do trabalho, é definir onde se quer chegar com ele – assim, durante o trabalho prático, saberemos como agir, que decisões tomar, qual os próximos passos que teremos que dar da direção dos objetivos desejados.

Itens que compõem um projeto:

  • Título:

  • Problema: Qual a situação problema que nos desafia. O que pesquisar e/ou fazer?

  • Justificativa: É a razão que você deve apresentar para fazer uma determinada pesquisa. POR QUE deseja fazer a pesquisa? Qual a importância do tema escolhido? Ele tem relevância para as pessoas envolvidas? Ele pode contrubuir de alguma formapara o aperfeiçoamento da sociedade? A justificativa é a defesa que você faz do projeto. Nela você apresenta argumentos que convençam as pessoas de que o trabalho é digno de interesse.

  • Objetivo: É o ponto de chegada, a meta final. É a contribuição que o projeto quer dar ao conhecimento do assunto, lembrando sempre que, ao fazermos a pesquisa, assumimos o com PROJETOS_5.jpgpromisso de aumentar o conhecimento das pessoas a respeito do tema pesquisado. Para formularmos um objetivo, temos que responder à pergunta: PARA QUE estamos fazendo esta pesquisa? (Na resposta se usa o verbo no infinitivo)

  • Metodologia: Tem a ver com o modo como obteremos os dados que sustentarão nossa pesquisa. Leituras, gravações, vídeos, entrevistas, visitas, diferentes registros etc. Enfim, é a resposta às perguntas: COMO realizaremos este projeto? Como o operacionalizaremos? Como serão divididas as tarefas? Quais serão os recursos – matérias e humanos – necessários para a realização do projeto?

  • Produto Final: É a definição da forma como o resultado da pesquisa será apresentado às pessoas, ou seja, é a maneira que utilizaremos para tornar pública a pesquisa realizada. Ela será apresentada em forma de: resumo, painel integrado, dramatização, filme, debate, jornal, internet, apresentação etc.

  • Fontes de Consulta: As fontes de pesquisa podem ser variadas. Para a realização de um bom trabalho de pesquisa é vital consultarmos fontes variadas. É importante indicar fontes para, em caso de dúvida, podermos nos socorrer. A consulta a fontes variadas nos permite a obtenção de informações diferentes que, com certeza, enriquecerão o trabalho.


Todo projeto supõe com o presente e promessas para o futuro. Projetar significa tentar quebrar um estado confortável para arriscar-se, atravessar um período de instabilidade e buscar uma estabilidade em função de promessa que projeto contém de estado melhor do que o presente. Um projeto educativo pode ser tomado como processa frente determinadas rupturas. As promessas tornam visíveis os campos de ação possível, comprometendo seus atores e autores.
Gadotti( cit por Veiga,2001,p.18)




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