quinta-feira, 5 de abril de 2012

Ensino Médio Politécnico do Noturno

Pessoal das turmas 114, 115, 116 e 117.
O prazo para tarefa 02 será até o dia 22/4. Quem ainda não enviou a tarefa deverá fazer até este dia.
Não esqueçam! Esta tarefa deve ser enviada ao e-mail da professora.
Tarefa 03 - Tempo para estudar
Leia, atentamente, o texto abaixo e relacione com nosso atual TEMA de trabalho: Nossos tempos.

TEMPO PARA ESTUDAR
O progresso é, em grande parte, uma luta contra os ponteiros do relógio. Pergunte-se ao empresário e ao industrial quanto vale o tempo,isto é, quanto vale o bom aproveitamento do tempo como fator de produção,custo e comercialização de produtos.
O primeiro passo para quem quer estudar consiste em reorganizar a vida de maneira a abrir espaços para o estudo e planejar o melhor aproveitamento possível de seu tempo.
Há quem imagine que possa estudar sem dispor de tempo para estudar e chega-se a imaginar que a apresentação documentada de sua total falta de tempo seja motivo nobre suficiente para dispensa das aulas, dos trabalhos,dos estudos, afinal da obrigação de fazer o curso. Como pretende estudar quem não pode estudar? É um ser curioso o aluno que pretende conciliar o estudo com a impossibilidade de estudar.
Ninguém desconhece o sacrifício da quase totalidade de nossos alunos, que vão para suas escolas após uma jornada de oito horas ou mais de trabalho profissional. Se isso é louvável, não o exime, por outro lado, do compromisso de estudar e, portanto, de descobrir tempo para estudar. Se procurarmos o tempo aparece. E lembremo-nos de que meia hora por dia representa três horas e meia por semana, quinze horas por mês e cento e oitenta horas por ano. E quem não conseguiria descobrir um ou mais espaços de meia hora em sua jornada? Ou quem não conseguiria fazer aparecerem esses espaços, se o quisesse realmente? Quem quer descobre tempo,cria tempo, especialmente nós,brasileiros, que somos, por assim dizer, capazes do impossível.

O GRANDE TEMPO DE TODO ESTUDANTE

O grande tempo de todo estudante são as aulas.
O aluno que,após um dia de trabalho, ao invés de ir para sua casa, toma o rumo da escola, às vezes, mesmo sem tempo para uma refeição, e, contrariamente a tudo o que poderia supor, não aproveita as aulas, é um incoerente.
Há quem se iluda imaginando que aproveitaria melhor seu tempo ficando a estudar em casa ao invés de ir às aulas. Mas, tomando-se o curso como um todo, pensar que se aproveita mais ficando em casa, sem orientação, sem  a ajuda que as aulas prestam no complexo fenômeno da aprendizagem é uma grande ilusão. Fosse isso verdade, seria mais econômico aos cofres públicos oferecer outra maneira para cada um se organizar como quisesse do que manter a gigantesca rede oficial de ensino.
COMO APROVEITAR O TEMPO DAS AULAS
Na quase generalidade dos casos, acreditamos que o tempo que o aluno passa nas aulas constitua a maior parte do tempo que dedica aos estudos. E não se justifica o esforço de encontrar ou fazer aparecer pequenos espaços para os estudos dentro da jornada de trabalho, se não se procurar aproveitar ao máximo o tempo que se passa em sala de aula. Aliás, ninguém compreenderia o aluno empenhado nos estudos fora da sala de aula, surdo aos convites da televisão, internet e dos amigos.
O aluno que não aproveita o tempo das aulas com empenho já está julgado: não leva a sério sua vida de estudos.
Em primeiro lugar, para aproveitar o tempo das aulas, é preciso frequenta-las.  E, é muito importante, que se esteja em sala de aula desde o início das aulas. Quando não houver outra opção, seja discreto e sente-se logo, sem chamar muito a atenção.
Não basta ir às aulas e chegar no início. É preciso levar consigo material adequado ao trabalho do dia. É preciso ter o material solicitado pelo professor para o bom desenvolvimento e aproveitamento da aula.
É muito importante guardar silêncio exterior para não distrair os outros e silêncio interior para não distrair a si próprio. O silêncio interior permite concentração profunda e menos cansativa. O silêncio exterior cria o clima necessário ao bom rendimento da aula.
É muito importante não levar dúvidas ou pontos obscuros para casa, debata-os até seu razoável e desejável esclarecimento.
Devemos ainda lembrar que todos, professores e alunos, devem empenhar-se no sentido de manter um clima cordial de relacionamento. O trabalho em sala de aula é cansativo para os dois lado e é fundamental manter a cordialidade.
RUIZ, João Álvaro. Guia para eficiência nos estudos.Atlas,1995.

TAREFA 03:

1.     Você já tinha tentado “organizar” seus horários de vida criando espaços para os estudos? Justifique.
2.     Qual seu posicionamento a respeito do 3º parágrafo do texto TEMPO PARA ESTUDAR?
3.     Você concorda com “...se procurarmos o tempo aparece...”. Argumente.
4.     Como você “aproveita” o tempo das aulas? Poderia fazer alguma mudança? Qual (quais)?
5.     Em relação aos materiais para as aulas. Como você se organiza? E quanto ao silêncio (interior e exterior)? Qual sua postura. Justifique.
6.     Explique o “valor” do seu tempo(lembre dos vídeos que assistiu). O que você está fazendo com seu tempo? O que acha que poderia modificar? Comente.
OBS: Tarefa entregue direto para professora no dia 19/4.

Um comentário:

  1. Muito produtivo o blog, certamente auxilia bastante aos alunos e professores.
    Também temos um blog da nossa escola e postamos sobre os trabalhos do Ensino Médio Politécnico e vendo esse blog tive ideias para torná-lo mais prático e útil.
    Parabéns.

    ResponderExcluir